Artigo

'Há poder no amor' - A comovente história de Dona Cecília

30 Julho 2018 18:56:00

Nilo Junior

De todas os sentimentos deste mundo, o amor com certeza é a força mais poderosa e motivadora que existe. Tudo está intimamente ligado a forma como amamos ou odiamos as coisas, e esses sentimentos geram emoções que agem quimicamente em nosso organismo, para o bem ou para o mau. Você com certeza já deve ter presenciado,  ou pelo menos ouvido falar,  de pessoas em certas situações que motivadas pelo amor conseguiram muitas coisas. 

Quero falar do amor incondicional, que é muito poderoso e sem sombra de duvida o melhor dos sentimentos que podemos desejar ao nosso próximo. Tanto que Jesus durante sua vida terrena falou incansavelmente do amor, alterando inclusive o primeiro mandamento da lei judaica, incluindo o amor (João 15:17). Muitas pessoas não sabem  os milagres o amor pode realizar. Nas palavras do bispo presidente da Igreja Anglicana dos Estados Unidos Michel Curry: " Há poder no amor. Não o subestime. Qualquer um que já tenha se apaixonado sabe o que eu quero dizer. Mas pense no amor sob qualquer forma. Ser amado e expressar amor é bom. Há alguma coisa certa a respeito disso. E por um motivo." 

As pessoas podem fazer as maiores coisas motivadas pelo amor, ele é tão forte que persiste as doenças, distancias e até mesmo a morte. Estou falando do amor verdadeiro, aquele amor desinteressado, não carnal, não sexual o amor que não espera nada em troca, ele existe porque tem que existir, porque foi cultivado e vem de Deus. Neste exato momento que você está lendo esse texto, milhares de pessoas estão amando no mundo todo, mas, outras centenas de milhares estão precisando de amor, estão sentindo-se esquecidas e não amadas, amarguradas pela falta do amor. 

Você já experimentou praticar esse amor, desinteressado sem esperar nada em troca? Talvez você possa pensar, mas esse tipo de coisa não existe, ninguém ama desta forma todas as pessoas, desinteressadamente. Mas eu te digo que existe. Conheço pessoas que se propõem a ajudar as outras, sem mesmo nem conhecer, apenas pelo nobre desejo de ver bem, isso é amor. Em meus atendimentos como sacerdote,  conheci uma senhora chamada Cecília, ela é uma dessas pessoas iluminadas, que não consegue ver pessoas em dificuldades, que não pode ver alguém passado por algum tipo de t necessidade que já se coloca para ajudar, seja financeiramente ou mesmo com algo que ela possa fazer. Dona Cecília tem uma irmã que sofre de uma doença neurológica e foi abandonada pelos filhos. Ela aos seus 75 anos, com dificuldades para caminhar, buscou a irmã Helena, que não caminha, e pouco fala e trouxe-a para casa e cuida dela com tanto zelo e carinho como se fosse sua filha. Todos os meses levo a Comunhão para elas, já que não podem sair de casa, saio de lá emocionado.

Dona Cecília desenvolveu uma espécie de câncer bucal estes últimos dias, durante uma de suas idas ao posto de saúde para consulta, observava a situação de um senhor, muito pobre, que precisava fazer um tratamento que demoraria alguns meses ou até anos para ser atendido pelo SUS, não possuía condições financeiras para o tratamento particular. Sem conhecer o senhor, pois nunca teve nenhum contato com ele,  dona Cecília disse " eu vou pagar para você fazer o tratamento particular." E fez, e assim ela faz, um exemplo de ser humano iluminado que não consegue ver o sofrimento do outro sem ajudar. Assim ela faz com muitas pessoas que recorrem a ela. Dona Cecília faz isso sem esperar nada, sem nada em troca, simplesmente por amor, por sentir o chamado de Deus a servir ao próximo com amor. 

Quando vejo pessoas como ela , entendo que o amor é muito poderoso e transformador, através dele muitas coisas são possíveis, a esperança está no amor. Amemos mais!



Nilo Junior,

Teólogo e

Sacerdote Ortodoxo.

Mais artigos do autor:

www.nilojunior.com.br


 


crea.fw.png
14319673464250.png




Copyright © 2011. Todos os direitos reservados. Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina